2.5.13

Universal Periodic Reviews, Azerbaijão, Cuba, OMS

Ontem fui a um side event (eventos paralelos aos principais da ONU) em que jornalistas azerbaijanos comentaram a UPR do seu país no dia anterior. A jornalista Khadija Ismayilova, nativa do país, disse que a UPR do dia anterior foi muito triste para o país, pois os governantes escondem a verdade, dizendo que existe liberdade de imprensa, sendo que naquele mesmo dia três estudantes haviam sido presos por colocarem flores numa Universidade em homenagem a um jornalista morto.
Ela mesma já foi ameaçada várias vezes pelo governo. Um de seus melhores amigos (também jornalista) morreu de forma inexplicável - foi morto a tiros em seu apartamento, sem que ninguém nunca descobrisse quem foi ou o porquê.
O documentário está abaixo mas, infelizmente, só tem legendas em inglês.



Depois disso tivemos a UPR de Cuba, a última dessa 16a Sessão. Sim, foi primeiro de maio, feriado no mundo todo, mas nós trabalhamos. Cuba enfatizou várias vezes que a Ilha de Guantánamo deve ser devolvida ao país, já que ela encontra-se sob a invasão dos Estados Unidos. A delegação dos Estados Unidos não respondeu às acusações e em seu minuto de fala fizeram recomendações a Cuba, ignorando suas apelações com relação a Guantánamo.

Sala XX - Conselho dos Direitos Humanos um pouco antes do início da UPR de Cuba. Fonte: acervo pessoal.


Dos 166 presos que os Estados Unidos mantêm na Ilha, 133 estão neste momento em greve de fome (veja a matéria aqui). Para controlar a situação, os médicos de Guantánamo alimentam os presos através de sondas (foto). 


Um médico mostra a sonda que alimenta os presos que protestam através de greve de fome.

Assim que Cuba se pronunciou ontem na UPR acerca do assunto, o presidente americano disse em nota que ainda pretende fechar a prisão (clique aqui para ler a matéria). No entanto, tudo indica que a fala do presidente tenha sido somente para acalmar a comunidade internacional, já que a delegação americana em Genebra não se pronunciou sobre o assunto em sua fala.

As UPRs acabaram. Na semana que vem irei trabalhar com a OMS, Organização Mundial da Saúde. Acho que vai ser interessante!

Matérias interessantes para leitura:

A Diplomacia do Caviar

Can Itamaraty Engage in Civil Society?

Na ONU, Brasil defende Cuba e Critica EUA. Esta matéria foi escrita logo depois da UPR de Cuba. Tirem suas próprias conclusões. ;)


Beijos,
Elisa

Nenhum comentário :

Postar um comentário