16.5.13

Conselho dos Direitos Humanos discute a discriminação contra as Mulheres

 Bom dia pessoal!

Hoje o dia está bastante chuvoso, infelizmente. Chove demais em Genebra, meu deus!
De manhã terminei a tradução que estava fazendo sobre o caso Alyne Pimentel (veja o post anterior). Agora estou resumindo um relatório chamado de "Report on the Working Group on the issue of discrimination against women in law and in practice". (Disponível aqui). Este relatório revisa os avanços na representação política das mulheres, da mesma forma que debate sobre os desafios que elas ainda enfrentam no caminho à igualdade de direitos - participação na vida pública no contexto da democracia e dos direitos humanos.
 
Esse vídeo abaixo é uma tutorial de maquiagem, como os muitos que existem na internet. Mas dessa vez, é uma propaganda. Uma mulher agredida ensina como cobrir as agressões com maquiagem:
 
 
No entanto, o foco principal do relatório é a desigualdade de direito das mulheres e todo tipo de discriminação. A Assembleia Geral concluiu, em 1012, que as mulheres ainda estão muito marginalizadas da esfera política, vendo a necessidade de promover a participação das mesmas nas decisões municipais, estatais, federais e mundiais.
 
Eu vou resumir o relatório para que fique mais sucinto na hora dos diplomatas brasileiros forem ler. Ele será apresentado no Conselho dos Direitos Humanos (CDH), que acontecerá no próximo mês, e cada país, tendo lido seu conteúdo, coloca sua visão e propõe recomendações. Alguns citam países em específico. Um exemplo foi o que li sobre racismo (disponível na mesma página que coloquei acima, procurar por "Report of the Special Rapporteur on contemporary forms of racismo, racial discrimination, xenofobia and related intolerance"). Nele encontrei referências sobre o Brasil quando disseram que alguns países da América Latina promovem políticas de inclusão, como as cotas. O Brasil está na frente nesse aspecto, e provavelmente é o que será falado por nós no CDH, entre outras coisas.
 
Todos os temas que serão abordados no Conselho dos Direitos Humanos da ONU estão disponíveis nesse link que disponibilizei. Eles podem ser lidos nas línguas oficiais da ONU, que são árabe, chinês, inglês, francês, russo ou espanhol.
 
Esse é um trailer de um filme (legendas em português!) sobre uma somali que foge de um casamento forçado e acaba descobrindo um mundo muito diferente do seu, em Londres. História real! Adoro esse filme:
 
 
Ainda não terminei o resumo do relatório, mas não queria deixar aqui sem nada!
Quando terminar coloco mais coisas aqui!
 
Um beijo
Elisa

Um comentário :

  1. Já viu esse vídeo coração??

    http://www.youtube.com/watch?v=Ertu9_MhFiM&feature=player_embedded

    ResponderExcluir