22.4.13

Primeiro dia de trabalho

Chegando na ONU - a foto não está muito boa porque foi tirada de dentro do ônibus.


Hoje foi o primeiro dia na Missão! Fomos apresentados aos diplomatas, aos oficiais de chancelaria e à ONU em si. A Missão do Brasil na ONU não fica exatamente DENTRO da ONU, mas sim ao lado, por isso tivemos também um tour dentro do Palais de Nations, que consiste de fato nos prédios das Nações Unidas.
Ficaremos parte do tempo na Missão e outra parte no Palais, acompanhando e auxiliando os diplomatas. Na Missão temos uma sala para os estagiários do Programa de Formação, mas pelo que entendi sempre iremos transitar entre essa sala e a sala do nosso diplomata correspondente, trocando informações e papeis (relatórios, papers, etc...).
Amanhã, por exemplo, passarei o dia inteiro no Palais para reuniões sobre a questão do Racismo. O tema em que fui alocada é o de Direitos Humanos, portanto acompanharei as reuniões entre os países junto com a Diplomata responsável por esse assunto.

No site da ONU conseguimos acompanhar tudo o que acontece diariamente na sede. Com relação às reuniões sobre o racismo, abaixo está o link onde diz até mesmo em que sala na ONU elas acontecerão:


Hoje, junto ao Ministro, revisei um documento que será lido para o Canadá na sexta-feira, na chamada UPR (em português, Revisão Periódica Universal). Nas semanas de UPR (essa agora e a seguinte) os países fazem recomendações uns aos outros, bem como relatam o que está sendo bem executado por cada um. Assim sendo, o ministro irá ler, na sexta-feira, na UPR do Canadá, as recomendações do Brasil para o Canadá. Nesse caso, os diplomatas fazem um documento com o draft do texto, que é enviado imediatamente para Brasília, para que Brasília aprove e envie de volta a Genebra. Caso Brasília não aprove, eles mandam as correções que devem ser feitas. O que fiz hoje com o Ministro foi revisar este documento - corrigir o inglês, ver se as questões que o Brasil colocou são plausíveis, etc... Feito isso, ele enviou o documento a Brasília, que foi aprovado e portanto será lido na sexta-feira. Eu provavelmente participarei dessa UPR, já que acompanhei o processo como um todo. Depois dos discursos de cada país sobre as políticas canadenses, o Canadá tem o direito de responder a cada uma. Ele não é obrigado, entretanto, a acatar com as recomendações de cada país, já que vivemos em um mundo anárquico que não possui um governo central. A ONU serve como uma arena para a comunicação pacífica (controverso, mas enfim) entre os países, mas não consegue obrigar ninguém a nada.

Bom, em resumo é isso. O texto deve estar com alguns erros, não tive tempo de revisar. Mas espero que eu tenha dado uma introdução do que farei aqui em Genebra :)

Beijos
Elisa

Nenhum comentário :

Postar um comentário